quinta-feira, 6 de agosto de 2009

VAQUEIRO MARAJOARA - ENCANTARIAS, CHULAS E LADAINHAS

.

.Original aqui:
 
 
 
.
 
Marcos Quinan


Vaqueiro Marajoara
Encantarias, Chulas e Ladainhas





2008




°°°





Revisão
Camilo Delduque, Paulo Fraga

Fotografia
Marcos Quinan

Projeto Gráfico e Edição
Marcelo Quinan

Apoio
Lado de Dentro





°°°




Para:

Jacaré
Preto Juvêncio
Ruxita
Elvira
Alacizinho
Nilson
Celso
e
Joãozinho




°°°




“No coração a gente tem é coisas igual ao que nem nunca em mão não se pode ter pertencente...”

João Guimarães Rosa




°°°


Convidados; Nilson Chaves, Celso Viáfora, Joãozinho Gomes e eu, estivemos no Marajó onde passamos uma semana, embrenhados nas fazendas das margens do Paracauari na perspectiva de conhecer mais profundamente os valores culturais do Marajó e traduzi-los na nossa criação individual ou mesmo idealizar algum trabalho coletivo tendo como foco a cultura da Ilha do Marajó.

Lá freqüentamos a lida do vaqueiro e as pajelanças, ouvimos historias, chulas e ladainhas, recolhendo tudo o que pudesse traduzir o lugar e sua gente.

A idéia coletiva foi de um documentário cuja figura central seria o vaqueiro marajoara que, em nossa observação, sintetiza toda a cultura marajoara – seus modos, as chulas, ladainhas, pajelanças e a solidão que paradoxalmente os une em vez de separá-los. O jeito de lidar com a natureza, com o gado vacum e bufalino e com as águas e a estiagem.

O documentário seria todo narrado pelo vaqueiro centenário Preto Juvêncio e baseado em sua experiência de vida e de seus companheiros de profissão. Escreveríamos o roteiro, as músicas e canções baseadas nesta narrativa.

Lamentavelmente o projeto do documentário não vingou.

Do material recolhido, historias, palavras, modos, crenças, pajelanças, doutrinas, a oralidade, vestimenta, sensualidade, amores, formas de lidar com o trabalho, as encantarias, comidas, remédios naturais etc... transformei num feixe de poemas, sempre com o canto de uma doutrina (canto de pajelança) recolhida e adaptada ou mesmo criadas para funcionar como sabedorias em cada texto escrito, já com intenção de serem musicados, na tentativa de reavivar as chulas e ladainhas marajoaras.

Neles transpiram o vaqueiro marajoara e sua luta cotidiana. A rudeza dentro da harmonia que é sua vida. Seus quereres, fazeres, jeito de falar e a convivência social, o respeito com a natureza e a sabedoria de seus menores modos.



Vez em sempre
Os pés descalços
Calçando o mundo

No lugar que passado
Não é longe

No lugar marajó
Meu sertão


MQ




“Onde índio se escondeu
Quilombola já se escondeu
Curiboca esconde agora”






Nenhum comentário:

Postar um comentário